Foto Divulgação (Palácio Piratini) / Governador José Ivo Sartori recebeu na manhã desta terça-feira comitiva de Santa Maria liderada pelo reitor em exercício da UFSM, Luciano Schuch
O reitor em exercício da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, esteve nesta terça-feira em agenda com o governador José Ivo Sartori (MDB) para tratar de projetos da UFSM e, ao mesmo tempo, de interesse da cidade e região. Um deles trata da elaboração de um programa piloto na área de segurança e defesa envolvendo entidades e órgãos públicos, como a prefeitura, a partir do conhecimento produzido na universidade. A ideia, segundo o reitor em exercício é fazer um sistema de monitoramento integrado começando por Santa Maria e, no futuro, estender para a região com a utilização dos drones da Ala4 (Antiga Base Aérea) e das câmeras de entidades e da prefeitura.
Após começar segundo mandato, reitor da UFSM fala sobre temas polêmicos dentro da instituição
Para isso, serão necessários recursos, e o reitor pediu a articulação política do governador e do secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer (MDB), na busca de verbas do governo Michel Temer (MDB), ainda mais com a criação do Ministério da Segurança Pública. Schuch aproveitou também e pediu auxílio do governo gaúcho para o fortalecimento das empresas já existentes na área de tecnologia e segurança em Santa Maria e para a instalação de novos empreendimentos desse tipo na cidade.
O que a comunidade espera que o prefeito resolva neste ano
Acompanhado de representantes de entidades, como o presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Ademir da Costa, e o vice-presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism) Leonardo Kozoroski Veiga, Schuch ouviu do governador que o Estado não tem recursos para contribuir com o programa de segurança, mas prometeu ajudar na articulação política desse projeto, como das outras reivindicações da UFSM.